Sexta-Feira da Paixão: silêncio e reflexão com beijo da Cruz no Santuário da Abadia

Sexta-Feira Santa é o único dia do ano em que não se celebra missa no mundo inteiro. A explicação do padre Paulo Vital, pároco do Santuário Nossa Senhora da Abadia, é de que este é o dia da Celebração da Paixão de Cristo, um dia dedicado ao sacrifício real de Jesus, crucificado e morto pelos nossos pecados.

Neste dia a celebração tem início com a entrada do sacerdote e sua equipe de liturgia em absoluto silêncio. É feita a leitura da Palavra do Profeta Isaías e do Evangelho da Paixão.

Também neste dia, são feitas as orações universais, preces rezando por diversas necessidades, pela Igreja, pelos que não creem em Deus, pelos poderes públicos, pelos irmãos judeus, pelos que sofrem e passam por privações, pelos povos em guerra,entre outras.

Dentro desta celebração também acontece a adoração da Santa Cruz, o chamado beijo da Cruz, onde os fiéis católicos reconhecem o sacrifício de Jesus e são convidados a beijar a cruz, momento em que todos seguem em silêncio e resiliência, em sinal de gratidão e amor por tudo o que Jesus passou por nós.

A partir das 19h30, na Cidade da Páscoa, nos Altos da Avenida Afonso Pena, em frente ao Santuário, haverá a encenação da Paixão de Cristo, feita por equipe de teatro da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco)

Segundo o padre Paulo este é um momento que nos leva a olhar o sofrimento de toda humanidade, como Jesus, acusado, perseguido injustamente.

Conversão

Em todo tempo da quaresma, o grande apelo é para que todos possam viver uma vida de oração, penitência, sacrifício e caridade, que é o amor ao próximo, e a conversão passa por esse processo para que nesses dias façamos uma revisão da própria vida. Desta forma, para acompanhar os passos de Jesus, celebrar a Páscoa, que é vida nova, não se pode fazê-lo com vícios e costumes antigos. Esse é o momento do ano em que todos são chamados para essa reflexão: o que é preciso mudar?

A Celebração da Paixão no Santuário Nossa Senhora da Abadia está marcada para ter início às 15h. O Santuário está localizado nos Altos da Avenida Afonso Pena.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE