Semana Santa: Santuário da Abadia realiza 9ª Ceia Judaica nesta terça-feira

Tradicional Ceia Judaica é realizada em sua 9ª edição no Santuário da Abadia. (Foto: Willian Kinoshita)

O Santuário Nossa Senhora da Abadia realiza nesta terça-feira (26) a tradicional Ceia Judaica Pascal, um dos ritos mais tradicionais nesta que é considerada a comemoração litúrgica mais importante do ano, a Semana Santa.

O pároco do Santuário, padre Paulo Vital, explica que essa é uma celebração catequética e que a ceia judaica é a mãe da missa. “É a recordação da última ceia que Jesus fez com os apóstolos, na despedida, antes de se entregar para a paixão e morte. Nós realizamos essa ceia, que já segue em sua oitava edição, como maneira de compreender melhor a Santa Missa e os vários elementos. Inclusive o pão ázimo que utilizamos na ceia se usa ainda hoje e a temos como hóstia, produzida com farinha e água”, afirmou.

A 9ª Ceia Judaica será na comunidade São Domingos Sávio, a partir das 19h. Na ocasião, será servido um jantar que segue os ritos da celebração, onde os participantes recontam a história do Êxodo, cantam hinos e orações e compartilham uma refeição especial que inclui vários alimentos simbólicos.

Simbolismo

Além do pão ázimo, a ceia tem o maror, um tipo de erva amarga, outro alimento simbólico que representa a amargura da escravidão. Durante a Ceia Judaica, o líder da cerimônia, conhecido como o Hagadista, guia os participantes através do ritual. Eles leem trechos da Haggadah e explicam o significado dos diferentes elementos da refeição. A Ceia Judaica é uma celebração familiar e por isso, ao chegar até o local, os homens e mulheres casados recebem os kipás e as mulheres usam véu.

A Ceia Judaica é uma tradição rica e significativa na cultura judaica, e é uma oportunidade para os participantes refletirem sobre a história do povo judeu e a importância da liberdade.

Serviço

A Paróquia São Domingos Sávio fica na Rua Flamboyant, bairro Cidade Jardim. Convites à venda na secretaria do Santuário Nossa Senhora da Abadia, nos Altos da Avenida Afonso Pena, a R$ 70.

Vivianne Nunes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE