Sábado Santo: silêncio, introspecção e esperança

Benção do fogo na celebração de 2023, marcando o Sábado Santo no Santuário da Abadia. (Foto: Vivianne Nunes)

Tido pela Igreja como o mais longo dos dias, o Sábado Santo representa para nós católicos a esperança. No intervalo entre a dor da Sexta-Feira da Paixão e a alegria do Domingo da Ressurreição, somos convidados a mergulhar na vitória de Jesus sobre a morte.

De acordo com o Padre Paulo Vital, a missa do Sábado Santo é uma das mais importantes para a fé católica. Também tida como Missa do Fogo, é neste dia que o silêncio dos fieis abriga a mesma esperança dos discípulos de Jesus ao esperarmos pela sua volta. É importante ressaltar, no entanto, que o silêncio não significa uma falta de ação.

Apesar da aparente ausência do nosso Salvador, foi nesse dia que Ele desceu à mansão dos mortos para nos salvar e nos levar para o céu, na morada que foi preparada para nós.

A ação de Jesus e a sua vitória triunfante nos enche de fé e expectativa. Fé na Palavra de Deus, que promete estar conosco a todo tempo. E expectativa de vermos a glória de Deus, de fazermos parte do seu povo.

Liturgicamente, é neste dia que nos reunimos para a Vigília Pascal, onde as luzes das igrejas se apagam e os fieis se reúnem em meio à escuridão. É nessa noite que acontece a Benção do Fogo e da água, na qual acende-se o Círio Pascal, trazendo a renovação das promessas do Batismo, tendo Jesus como Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim de todas as coisas.
Com tanta importância, é comum que nessas celebrações aconteçam batismos de adultos, já que todos renovamos a nossa fé e confiança em um Deus de amor, que, de acordo com a Palavra, entregou seu único filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

Por fim, no Santuário Nossa Senhora da Abadia, às 19h, acontecerá a celebração do Sábado Santo e contará com o batismo de adultos, presidida pelo nosso pároco, padre Paulo Vital.

Somos todos convidados a esperar com muita fé a ressurreição de Jesus.

Venha Celebrar Conosco! Traga sua vela para a bênção do fogo.

Santuário da Abadia
Av. Afonso Pena, 7120

Celebração às 19h – Missa Solene de Vigília da Páscoa – Benção da Água e do Fogo – Batismo de Adultos

Igreja São Domingos Sávio