Tribunal Eclesiástico vai até sua paróquia: Advogada esclarece sobre nulidade matrimonial no Santuário da Abadia

No intuito de aproximar os fiéis das normas e procedimentos canônicos, a advogada Vera Lúcia A. Dos Santos – Nomeada pelo Tribunal Eclesiástico para atuar nas causas de Nulidades Matrimoniais, iniciou o projeto “O Tribunal Eclesiástico Vai até sua Paróquia” para paroquianos do Santuário Nossa Senhora da Abadia. O objetivo é esclarecer e orientar a comunidade sobre o processo de nulidade matrimonial na Igreja Católica. Vera Lúcia estará disponível para atendimento semanal, nas tardes, conforme a demanda da paróquia.

A nulidade matrimonial, frequentemente mal-entendida como um “divórcio católico”, é na verdade um processo jurídico pelo qual um tribunal eclesiástico determina se um matrimônio, ao tempo de sua celebração, estava viciado por algum impedimento grave, tornando-o inválido de acordo com as leis da Igreja. Diferentemente do divórcio, que reconhece o fim de um casamento válido, a declaração de nulidade afirma que, sacramentalmente, o matrimônio nunca existiu conforme os critérios estabelecidos pela Igreja.

Os casos de nulidade incluem, mas não se limitam a, falta de liberdade, incapacidade de assumir as obrigações matrimoniais, ausência de consentimento válido devido a coação ou grave erro sobre uma pessoa ou a essência do matrimônio. Além disso, podem ser considerados elementos como a exclusão consciente da fidelidade, da indissolubilidade ou da abertura à procriação.

O trabalho de Vera Lúcia na comunidade visa desmistificar o processo e fornecer orientação especializada sobre os requisitos e etapas necessárias para ingressar com uma petição de nulidade matrimonial. “Muitas pessoas sofrem por anos por não compreenderem seus direitos dentro da Igreja ou por medo de um processo que parece complexo e distante. Com este projeto, esperamos oferecer um caminho claro e acessível a quem precisa”, explica a advogada.

A iniciativa “O Tribunal Eclesiástico Vai até sua Paróquia” também é uma resposta ao chamado do Papa Francisco para que a Igreja seja um lar acolhedor e compreensivo, capaz de atender às necessidades reais de seus membros com compaixão e justiça.

Aqueles interessados em consultar sobre sua situação matrimonial podem procurar Vera Lúcia na paróquia durante os horários de atendimento anunciados, onde receberão atenção individual e confidencial.

Local de atendimento: Santuário Nossa Senhora da Abadia
Horários: Aos Sábados – das 08:30 às 11:30