Jovens trocam carnaval por acampamento católico do Santuário Nossa Senhora da Abadia
Enquanto muitos se preparam para as festividades do Carnaval 2024, um grupo de aproximadamente 120 jovens optou por uma experiência diferente e profundamente enriquecedora. Do dia 10 ao dia 13 de fevereiro, o 8º Acampamento FAC (Formação de Adolescentes Cristãos) do Santuário Nossa Senhora da Abadia se tornará o lar desses adolescentes, oferecendo quatro dias de imersão em uma jornada de fé e descoberta espiritual.
No FAC, os jovens têm a oportunidade de conhecer o amor imensurável de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Virgem Maria, num ambiente que celebra a alegria e o vigor da juventude católica.
Segundo o pároco do Santuário, padre Paulo Vital, mais do que um simples retiro, um despertar. O acampamento tem o objetivo de inspirar nos adolescentes a necessidade de caminhar ao lado de Cristo e ter uma presença ativa na comunidade. “É um lembrete de que ser jovem e ser santo não são caminhos opostos, mas sim, trajetórias que se entrelaçam harmoniosamente”, afirmou o sacerdote.
Durante esses quatro dias, os campistas terão momentos de oração, partilha, aprendizado e muita alegria. O FAC é uma oportunidade para descobrir que a santidade é uma jornada empolgante e possível para todos. A experiência é moldada para mostrar que, na fé, encontramos verdadeiros parceiros de caminhada, amigos que compartilham os mesmos valores e aspirações.
Segundo padre Paulo, o acampamento para os adolescentes é um momento de aprendizado e vivência dos virtudes e valores cristãos, como a fraternidade, generosidade, espírito de serviço, doação, gentileza, coisas que nos transformam em pessoas melhores e garantem a salvação, que o Céu.
“As inscrições para este ano já estão encerradas. Mas essa notícia serve como um alerta e um convite para pensar sobre como você, jovem da nossa comunidade, deseja viver e experimentar sua fé”, explicou.
Padre Paulo ainda lembra que todos podem acompanhar as informações por meio do site oficial do Santuário e redes sociais sobre esse e outros acampamentos. “Que a história desses 120 jovens do 8º Acampamento FAC, sirva de inspiração para todos, lembrando que a fé católica é uma fonte de alegria, comunhão e transformação”, complementou o padre.
“Que a Virgem Maria, padroeira do nosso santuário, acompanhe cada um desses jovens nessa jornada de fé e descoberta durante o FAC. E que possamos todos, inspirados por seu exemplo, encontrar novos caminhos para vivenciar e celebrar nossa fé”, concluiu.
Manter o sigilo das atividades propostas dentro do acampamento é regra em todos eles. Isso também é estratégia para atrair esse público e não “estragar” os momentos que ainda serão vividos por outros futuros campistas. É uma forma de garantir que tudo o que será vivido lá dentro, seja uma experiência realmente única, sem os famosos spoillers. As atividades do Santuário acontecem no Sítio Divina Misericórdia, em Campo Grande.
Vivianne Nunes – Pastoral da Comunicação