Domingo de Ramos: Santuário da Abadia abre Semana Santa na Cidade da Páscoa

Missa de Domingo de Ramos na Cidade da Páscoa. (Foto: Willian Oliveira)

De profunda importância para o calendário litúrgico cristão, a Missa de Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa e antecipa eventos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Este dia singular celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, evento este que é descrito nos quatro Evangelhos. Desta forma, os cristãos católicos deram início neste domingo (24) a Semana Santa e, de modo especial, o Santuário Nossa Senhora da Abadia reuniu centenas de pessoas em uma celebração que teve início na própria paróquia e seguiu em procissão até a Vila Morena, atualmente preparada para receber a Cidade da Páscoa, com o intuito de comemorar a data.

É tradição entre os cristãos que, neste momento, ramos sejam erguidos relembrando a passagem bíblica em que Jesus chega a Jerusalém montado em um burrinho, simbolizando toda a humildade de Cristo. Naquele tempo, os ramos de palmeiras e oliveiras eram usados com o significado de triunfo, demonstrava a felicidade, a alegria de todos pela passagem.

Programação

A semana começa com missa a partir das 19h e um mutirão de confissões nesta segunda-feira (25). Na terça (26), haverá a tradicional Ceia Judaica Pascal, em sua 9ª edição, realizada na Comunidade São Domingos Sávio, pertencente ao Santuário da Abadia.

O mutirão de confissões continua também na quarta-feira (27) tanto no Santuário da Abadia quanto na paróquia São Domingos.

O tríduo pascal tem início com a quinta-feira santa (28) com missa a partir das 19h e vigília pascal e adoração que seguem até a meia-noite.

Na sexta-feira da Paixão (29) a celebração acontece às 15h no Santuário com encenação da Paixão de Cristo feita pela UCDB, na Cidade da Páscoa às 18h.

O Sábado Santo (30) é a celebração da principal missa do ano, que acontece a partir das 19h no Santuário com a benção da água e do fogo e batismo de adultos. A mesma celebração será realizada simultaneamente na Comunidade São Domingos.

Finalmente chega o dia da ressurreição de Cristo, é a Páscoa do Senhor comemorada em missa celebrada às 10h, às 17h e às 19h no Santuário da Abadia e às 8h na igreja São Domingos Sávio.

Vivianne Nunes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE