Adotar é também ser adotado

Créditos: LeoPatrizi / GettyImagens

Nossa filha não tinha um nome.

O que é o nome para uma pessoa e o que ele representa? No dicionário, ‘nome’ é a palavra com que se designam seres, coisas, qualidades, estados ou ações; designação, denominação · 2. linhagem, família · E, segundo estudiosos, a origem do nome vem da necessidade de nomear as pessoas nos inícios da vida em comunidade, designar aspectos ou características atribuídas a quem os recebia.

Nas Sagradas Escrituras, no livro do Profeta Isaías, diz assim: “Agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu.’ (Is 43,1) E no Evangelho de São João, na parábola do Bom Pastor, Jesus diz: “Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem.” (Jo 10,3) Deus nos chama pelo nome! E, em Jesus, somos todos filhos adotivos de Deus!

Um presente de Deus

Permita-me um breve relato: “Nossa filha estava para nascer! Eu e meu esposo recebemos, numa segunda-feira do ano de 2017, início do mês de novembro, a ligação da psicóloga de um município do Estado do Amazonas (BR), que a criança, ‘nossa filha’, poderia nascer nos próximo dias, e, na ocasião, fomos interpelados por uma pergunta: ‘Vocês já têm um nome para ela?’ E nós respondemos: ‘Sim! Por quê? Ela ainda não tem nome?!’ A genitora, que graças a Deus levou até o fim a gestação, não havia dado nome para a criança em seu ventre.

Assim, prontamente respondemos a pergunta: ‘O nome dela é Glória Maria’. E também nos perguntou: ‘Nas próximas visitas que fizermos, enquanto vocês não chegam, podemos chamá-la pelo nome?’ E nós dissemos: ‘Sim, podem chamá-la pelo nome’. E digo a você leitor, sabe o que aconteceu? Tão logo o Conselho Tutelar fez a visita técnica à moça, que estava entregando a criança para a adoção, ao entrar na casa e se dirigir a ela pelo nome – Glória Maria -, ela ‘pulou’ e se mexeu no ventre em resposta à chamada.

A moça ficou surpresa, pois nunca havia falado com a criança durante a gestação. Com este fato, compreendemos a força do nome que Deus nos havia inspirado a chamar nossa filha. Porque o nome fala de identidade, fala de pertença. E, neste caso, da pertença a uma família, de um convívio e de um vínculo familiar.”

Adotar é um ato de amor

Adotamos e fomos adotados! Porque a adoção é uma relação de mão dupla, de pais que vão ao encontro de seus filhos e de filhos que correm ao encontro de seus pais. Demos um nome a nossa filha e ela se sente reconhecida por este nome! Nome que ela ama, gosta de ser chamada assim e faz questão de dizer. Este nome confere a ela uma pertença, uma identidade, dá a ela uma distinção e valoriza o seu ser, expressa uma missão.

Assim, testemunho a alegria de ser família, de ter uma filha feliz, segura e consciente de ser amada.

E você, como se relaciona com o seu nome? Se for necessário, reconcilie-se com ele! Mas também faça a experiência de agradecer a Deus que o conhece e chama pelo nome!

Deus te abençoe.

*https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/nome

Cristiane Gesuato –  Canção Nova

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE