9ª Festa de São Bento terá Alma Serrana e Mensageiros do Oeste este fim de semana

Alma Serrana, Mensageiros do Oeste e Rafa e Serjão. As apresentações sertanejas prometem movimentar o fim de semana no Santuário Nossa Senhora da Abadia onde acontece nos dias 6 e 7 a tradicional Festa de São Bento em sua 9ª edição, comemorando também os dez anos do sítio Divina Misericórdia.

A festança começa às 18h no sábado (6) com a já tradicional missa no estilo sertanejo, onde a liturgia, as músicas e até mesmo as vestimentas são utilizadas para criar um ambiente completamente sertanejo, dando lugar a festa em honra a São Bento, cuja data é celebrada em 11 de julho.

Segundo o pároco do Santuário, padre Paulo Vital, a celebração da Santa Missa neste formato é em ação de graças a Deus por toda a vida, beleza e trabalhos realizados no campo, com frutos da terra que sustentam toda a vida humana em todo o lugar. “A vida rural tem haver com as festas juninas e retrata também as atividades exercidas nos mosteiros, que ficavam na área rural, onde os monges sobreviviam do cultivo da terra”, explicou o padre.

“Teremos músicas típicas sertaneja raiz adaptadas com letras que falam da nossa fé, da palavra de Deus, tudo pensado em vivenciar essa experiência mais simples que é a vida no campo. Tudo preparado com muito amor para esse momento de espiritualidade dedicado a São Bento”, explicou.

Este ano, em comemoração aos dez anos do sítio Divina Misericórdia, onde são realizados acampamentos, retiros e formações, um espaço especial deverá trazer à lembrança dos campistas os momentos vividos em acampamentos. E são eles mesmos, os campistas, que se organizaram em barracas com o preparo e a venda de comidas típicas de quermesses. A programação completa também pode ser acompanhada pelo instagram do Santuário.

São Bento

Desde jovem, São Bento mostrou-se um estudante dedicado e promissor. Porém, sentindo-se chamado por Deus para uma vida monástica, ele deixou seus estudos e retirou-se para viver uma vida de oração e contemplação. Durante esse período, São Bento buscou a solidão e a disciplina espiritual em busca de uma conexão maior com Deus.

Com o passar do tempo, São Bento foi atraindo seguidores que também buscavam uma vida monástica. Ele estabeleceu a famosa Ordem de São Bento, também conhecida como a Ordem Beneditina. Através dessa ordem, ele estabeleceu a “Regra de São Bento”, um conjunto de princípios e diretrizes que orientavam a vida monástica.

São Bento, embora seja conhecido principalmente por sua vida monástica e seus ensinamentos espirituais, também possui uma relação significativa com a vida no campo. Através de sua Regra e de seu exemplo pessoal, ele valorizava e promovia o trabalho árduo, incluindo as atividades agrícolas, como uma forma de busca espiritual e sustento para a comunidade monástica.

A Regra de São Bento teve como máxima o lema: “ora et labora” (oração e trabalho), integrando perfeitamente a espiritualidade e o trabalho como uma constante na vida monástica. Os monges beneditinos eram encorajados a se engajar em atividades produtivas, como a agricultura, o cultivo da terra e o cuidado dos animais. Essas tarefas eram vistas como oportunidades de servir a Deus e à comunidade, além de sustentar a vida monástica.

Ao proteger o trabalho no campo, São Bento reconhecia a importância da conexão com a natureza e da dependência da terra para a sobrevivência. Ele acreditava que o trabalho árduo e a simplicidade na vida cotidiana ajudavam a disciplinar a mente e o corpo, facilitando a busca espiritual e a introspecção.

Além disso, São Bento enfatizava a importância da hospitalidade e da partilha dos bens materiais com os necessitados. Os monges beneditinos frequentemente forneciam alimentos e apoiavam às comunidades locais, especialmente em áreas rurais, onde muitas vezes a vida dependia da agricultura e da produção de alimentos.

São Bento é conhecido também por sua luta contra os males do corpo e especialmente da alma. Sendo famosa e poderosa a sua oração de exorcismo inscrita numa medalha muito popular.

Santuário

O Santuário Nossa Senhora da Abadia fica nos altos da Avenida Afonso Pena, número 7120, bem em frente à Cidade do Natal. A entrada no Arraiá de São Bento é gratuita.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE